A Cagarrita recupera e dá vida a receitas antigas e escondidas na história da Região Ler mais

A Cagarrita recupera e dá vida a receitas antigas e escondidas na história da Região

Apesar de A Cagarrita ter aberto portas em 2017, foi pensada por Rosa Cabral durante mais de 20 anos. Este era um sonho antigo que só se tornou realidade no momento certo, para que o projecto correspondesse ao idealizado. Após 20 anos fora, Rosa Cabral regressou a Santa Maria e encontrou uma ilha parada no tempo. A mariense decidiu apostar na promoção da riqueza da ilha, dignificando o que de melhor ali se faz.

Federação Agrícola dos Açores alerta que o futuro da fileira do leite pode estar em causa se houver baixa do preço do leite à produção na Região Ler mais

Federação Agrícola dos Açores alerta que o futuro da fileira do leite pode estar em causa se houver baixa do preço do leite à produção na Região

 A Federação Agrícola dos Açores distribuiu ontem um comunicado onde  demonstra  “a sua grande preocupação face aos recentes anúncios no continente, de descida de preço de leite ao produtor”.
Segundo apurou o Correio dos Açores, A Bel Formagerie, produtora dos queijos Limiano e Terra Nostra, anunciou ontem uma descida de 7,8 cêntimos no preço do leite pago à produção. Por sua vez, a empresa Penlac vai baixar cinco cênticos.

Duarte Freitas esclarece que o facto do concurso  do Martec ter ficado deserto em nada tem a ver  com o reforço de 80 milhões de euros do PRR Ler mais

Duarte Freitas esclarece que o facto do concurso do Martec ter ficado deserto em nada tem a ver com o reforço de 80 milhões de euros do PRR

A propósito da nota de reportagem publicada na nossa edição de ontem e intitulada ‘Duarte Freitas anuncia necessidade de “redimensionar” alguns projectos do PRR’, referíamos erradamente, que em causa estava o não cumprimento dos prazos relativos à construção do Pólo Martec, na ilha do Faial, cujo concurso ficou deserto e levou a uma diminuição de 16 milhões de euros na próxima transferência do PRR.

Mulher que esfaqueou o vizinho foi condenada a uma pena de internamento de 3 anos suspensa na sua execução Ler mais

Mulher que esfaqueou o vizinho foi condenada a uma pena de internamento de 3 anos suspensa na sua execução

Uma mulher de 29 anos de idade foi condenada a uma pena de internamento de 3 anos, suspensa na sua execução, pelo crime de ofensa à integridade física agravada. Na leitura do Acórdão de Sentença, a juíza explicou que esta mulher fica obrigada a realizar tratamento para os seus problemas psiquiátricos e de consumos de estupefacientes pelo mesmo período de tempo.

Solução para os sem-abrigo nos Açores passa pelo Governo assegurar uma casa e não optar pela institucionalização Ler mais

Solução para os sem-abrigo nos Açores passa pelo Governo assegurar uma casa e não optar pela institucionalização

A lógica do parecer do Conselho Económico e Social, ao aprovar a proposta da Comissão Especializada, um sem-abrigo precisa de uma casa, mas, provavelmente, também de um trabalho para conseguir um rendimento para sobreviver e, eventualmente, para pagar uma renda simbólica. Elimina-se com este caminho curto, o longo percurso desde a institucionalização do sem-abrigo até um fim inseguro que, na maioria dos casos, não leva a lado nenhum. Mas esta é a opinião do jornalista ao fim de mais de 30 anos de profissão. Ao que mais se tem assistido é a esconder-se os sem-abrigo, se não é num lado é noutro, dando-lhe as condições mínimas de sobrevivência. Quando a lógica deveria ser pegar num sem-abrigo e fazer dele um homem útil à sociedade onde está inserido (dando-lhe casa, é certo) mas com o trabalho no centro da sua recuperação.

As ‘cifras negras’ do consumo de substâncias psicoactivas na Região são preocupação no país Ler mais

As ‘cifras negras’ do consumo de substâncias psicoactivas na Região são preocupação no país

O Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da República vai solicitar, num projecto de resolução, que seja elaborado um estudo multisectorial que envolva os ministérios da Administração Interna, da Saúde e da Justiça e os governo regionais dos Açores e da Madeira, para compreender a dimensão dos consumos de droga nas várias regiões portuguesas, com especial destaque para os Açores, onde as percentagens de consumo superam, em quase toda a linha, as da Madeira e as do continente, com excepção de Lisboa e Porto.

Duarte Freitas anuncia necessidade de “redimensionar” alguns projectos do PRR Ler mais

Duarte Freitas anuncia necessidade de “redimensionar” alguns projectos do PRR

Em causa está o não cumprimento dos prazos relativos à construção do Pólo Martec na ilha do Faial, cujo concurso ficou deserto e levou a uma diminuição de 16 milhões de euros na próxima transferência do PRR. Numa outra vertente, o Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública revelou que as medidas anunciadas pelo Governo de República para combater a inflação custarão aos cofres da Região “entre 14 a 15 milhões de euros”.

Theme picker