A ida da imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres para a Igreja de São José imediatamente a seguir ao sermão que finalizará a Procissão da Mudança da Imagem, juntamente com uma Eucaristia à meia-noite que será presidida pelo bispo de Angra, especialmente dedicada à Juventude são as duas principais novidades do programa da festa do Senhor que arranca esta terça-feira, com o tríduo preparatório. A preparação espiritual para a festa, durante três dias, terá como pregador o padre José Júlio Rocha, teólogo moralista, assistente da Comissão Diocesana Justiça e Paz e membro do Colégio de Consultores e a celebração decorrerá na Igreja do Senhor Santo Cristo, todos os dias pelas 18h00.
“Durante a pandemia, e depois de tantos constrangimentos, procurámos aproximar as pessoas da imagem e alterámos alguns aspectos do formato e do programa da festa. Este ano, em que tudo regressa à normalidade, em que terminou a pandemia e já não há constrangimentos, regressámos também aquilo que era habitual antes, no essencial”, adiantou o reitor do Santuário ao Igreja Açores.
Na quarta feira, após a Missa do tríduo, haverá o lançamento de um livro sobre a Madre Teresa da Anunciada, que é praticamente o guião do filme que depois estreia no dia seguinte, às 21h00 no teatro Micaelense. O livro e o argumento são da autoria de Armando Moreira.
Na sexta-feira, da parte da manhã, a Missa no Santuário às 8h00 e 9h00, faz parte do programa oficial diário, mas será acrescentada a missa das 11h00, especialmente dedicada aos doentes, com o sacramento da santa unção. Esta missa decorrerá na Igreja de São José.
À noite haverá a inauguração das luzes e um concerto no coreto.
No sábado, o bispo de Angra, que preside a todas as grandes celebrações desta festa, celebrará no hospital de manhã e depois haverá uma Missa própria para a Irmandade, dentro da capela do Convento e à tarde a Procissão da Mudança às 16h20, hora em que está previsto o toque do provedor na `porta regra´ para que as Irmãs entreguem a Imagem que ficará à guarda da irmandade até ao final da procissão de domingo. Trata-se de um gesto simbólico em que há como que uma devolução da Imagem ao povo de Deus para que a venerem diretamente, sem intermediações.
Segue-se um Te Deum solene pelo coro de Santa Catarina da Horta que é também quem irá animar a Eucaristia de domingo. Este coro é regido pelo ouvidor da Horta, padre Marco Luciano Carvalho.
Haverá também o sermão no final. Terminado o sermão, a Imagem segue imediatamente para São José, onde às 19h30 será celebrada uma Eucaristia. A Imagem ficará durante toda a noite na Igreja , regressando ao adro do Santuário no domingo para a Missa Campal.
À meia noite haverá uma Eucaristia presidida pelo bispo de Angra e será uma Missa da juventude, com um coro próprio e a participação de jovens de toda a ilha que animarão a Vigília com o responsável pela pastoral juvenil diocesana até às 3h00 da manhã. Às 6h00 haverá a Eucaristia dos peregrinos. No domingo a Missa campal será às 9h30, com transmissão pela RTP Açores e RTP Internacional.
Depois às 15h00, sairá a Procissão Solene pelas ruas de Ponta Delgada, um giro de quatro horas que terminará com a recolha da Imagem até ao coro baixo do Convento.
“A capa vai cheia do nosso amor e carinho para o
Senhor” diz Guido Pacheco
Irmandade de Brampton oferece capa
que a Imagem vestirá na festa deste ano
Projectada há mais de dois anos, a capa que vestirá a Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres na festa deste ano é oferecida pela irmandade do Senhor Santo Cristo de Brampton, no Canada.
“Há muito tempo que surgiu esta ideia; já deveria ter sido concretizada há dois anos mas a pandemia adiou o projecto que agora, felizmente, se concretiza” avançou ao Igreja Açores Guido Pacheco, provedor da Mesa da Irmandade do Senhor Santo Cristo de Brampton, criada há 18 anos.
“A capa é um bocadinho de cada um de nós e representa o esforço de cá e o agradecimento por tudo o que o Senhor Santo Cristo tem feito pela gente” afirmou ao Igreja Açores Guido Pacheco.
“A capa foi feita em Vila Franca do Campo, como a maioria das capas oferecidas ao Senhor e vai cheia do nosso amor e carinho para o Senhor” enfatiza o provedor que estará presente nas festas, tal como mais 24 Irmãos que inclusive cumprirão um dos percursos com o andor às costas. A Irmandade conta já com elementos de várias gerações o que “garante o interesse de todos” por esta devoção, assegura ainda.