A iniciativa Living the Future Academy (LFA) é um projecto liderado pela Universidade de Coimbra (UC) com uma perspectiva transformadora, focado na promoção de programas e cursos de formação inovadores, adaptados a diferentes segmentos da população e em coordenação com empregadores e organizações económicas, sociais, políticas e territoriais relevantes.
O objectivo do projecto LFA é criar oportunidades de formação de profissionais e jovens nas áreas das ciências, engenharia, artes, tecnologias e matemática, promovendo uma estreita conexão entre a investigação e a partilha de conhecimento. Pretende, portanto, preparar a sociedade para a construção de um presente e futuro mais sustentáveis e impulsionar uma mudança de paradigma necessária à transição para a “Sociedade 5.0”. A candidatura ao projecto foi aprovada no âmbito dos programas “Impulso Jovens STEAM” e “Incentivo Adultos” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um financiamento total de cerca de 16,5 milhões de euros. De acordo com nota publicada pela acdemia é referido que a Universidade dos Açores é uma instituição co-promotora deste projecto, que também integra a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, o Instituto Politécnico de Viseu e o Instituto Politécnico da Guarda. A participação da UAc nesta iniciativa tem o intuito de potenciar recursos humanos qualificados, disponibilizar diferentes perfis de cursos e estimular uma aprendizagem interprofissional.
Os primeiros cursos a serem disponibilizados pela UAc intitulam-se “Competências educativas em inteligência Emocional” e “Gestão de Projetos” e decorrerão ao longo do mês de Junho. As candidaturas decorrerão brevemente, refere ainda a nota da academia.