O menino Gustavo, de apenas 10 anos de idade, sofre de paralisia cerebral e necessita de uma terapia intensiva para ter uma melhor qualidade de vida, que só encontra na Kinésio – Clínica Médica e de Reabilitação, em Espinho, para poder evoluir nas suas funções motoras e na fala, através de um método inovador, que a Kinésio disponibiliza através da sua equipa multidisciplinar referenciada e credenciada, na vanguarda da actividade.
No entanto, os pais tomaram conhecimento que terão de desembolsar 14 mil euros, dos quais 8 mil são destinados a tratamentos e o restante valor são referentes a estadia e alimentação.
O pequeno Gustavo tinha um irmão gémeo que morreu à nascença, e aos 27 dias de vida o seu intestino rompeu e teve de ser evacuado para o continente através da Força Aérea. Quando operado, sugiram complicações, incluindo as lesões cerebrais.
O Gustavo sobreviveu, mas ficou com sequelas, que a família e amigos, resilientes, unem esforços para que a criança ganhe e desenvolva habilidades.
O pai, Hugo Silva foi o nosso interlocutor nesta história, que apesar de dramática, põe a descoberto um amor de uma outra história recheada de solidariedade, que também damos a conhecer.
A Irmandade do Espírito Santo da Trindade está a organizar uma festa da angariação de fundos a fim de ajudar o pequeno Gustavo no seu tratamento. Para o efeito, será realizado um “Porco no Espeto”, no dia 25 de Abril, no Salão do Espírito Santo, na Rua Nova, n.º 10, na freguesia das Feteiras.
Também Pedro Silva, tio do menino Gustavo e irmão de Hugo Silva vendeu mais de 3.000 malassadas com o mesmo objectivo: “Vamos ajudar o menino Gustavo!”
“Tudo faremos”
“Fomos fazer uma avaliação a Espinho, na Kinésio – Clínica Médica e de Reabilitação, onde foi-nos dada a possibilidade da realização de um tratamento intensivo, no mínimo de seis semanas e sete horas diárias de tratamentos, após o qual podermos regressar seis ou sete meses depois realizar novos tratamentos, consoante as nossas possibilidades”, começou por dizer Hugo Silva.
O casal começou a perder esperança e de início não queria expor a situação por que passava à família, mas o seu irmão convenceu-lhe do contrário. “O meu irmão, que já tinha sido mordomo de um Império do Espírito Santo lembrou-se de ajudar, vendendo malassadas com o objectivo de ajudar o sobrinho e as pessoas aderiram quando souberam que era para ajudar o Gustavo”.
“Depois, a Irmandade do Espírito Santo da Trintade reuniu com o meu irmão comunicando-lhe que tinha todo o gosto em também ajudar, com a realização de um “Porco no Espeto”, cujas receitas reverterão para que o Gustavo posso fazer o tratamento na Kinésio – Clínica Médica e de Reabilitação”, acrescentou.
Hugo Silva confessa que não se sente muito à-vontade com tanta solidariedade, mas humildemente agradece, reconhecendo que um pai tenta ultrapassar tudo pelo bem dos seus filhos. “Não nasci no seio de uma família abastada e tudo o que temos foi sendo construído pelo suor do nosso trabalho e nada nos caiu do céu. Esta tem sido uma batalha que já vai com 10 anos. Temos registado algumas melhorias nas funções motoras do Gustavo, nunca desistiremos e tudo faremos para que ele continue a progredir”.
O Gustavo está inserido na escola e faz fisioterapia. “O que podermos fazer, faremos, mas esta tem sido uma luta constante e aproveito a oportunidade para agradecer a todas as pessoas, que por iniciativa própria, disponibilizaram-se a ajudar”.
Não obstante as lutas, entrelaçadas com alguma dor, o casal, encheu-se de coragem e o Gustavo passou a ter um irmão de cinco anos “que é muito carinhoso com o mano mais velho”.
“Deus abençoou-nos com o Gustavo, por alguma razão foi, aceitamos e damos graças por isso”.
E nesse propósito de continuar a tentar melhorar a vida do Gustavo, “hoje em dia, o Gustavo é feliz e acorda sempre com sorriso no rosto, e isto para nós trás força e é reconfortante. A parte cognitiva do Gustavo está bem, reconhece os avós, os pais e a casa. Anda num andarilho, por insistência nossa e das terapeutas, mas o apoio fundamental também tem sido dos meus pais e dos meus sogros”.
“Vamos ajudar o menino Gustavo!”
Ajudar quem mais precisa, muitas vezes está ao alcance de um simples gesto e nesse sentido deixamos aqui o IBAN da conta, que se destina a ajudar o Gustavo. As ajudas também poderão ser canalizadas através do seguinte número de Mbway dos pais: 963659990. IBAN PT50007900007051360910187.
Bilhetes disponíveis para o “Porco no Espeto”
A Irmandade do Espírito Santo da Trindade Feteiras já disponibilizou toda a informação relativa à festa, de angariação de fundos (Porco no Espeto), que está a organizar a fim de ajudar o menino Gustavo.
João Paulo, Tesoureiro da Irmandade, relevou que os ingressos já podem ser adquiridos para a festa, que decorrerá no dia 25 de Abril, a partir das 14 horas, no Salão do Espírito Santo, na Rua Nova n.º 10.
Para os adultos, são 10 espetos, crianças dos seis anos aos 12 anos, seis espetos.
As reservas poderão ser feitas através dos seguintes números móveis: 96 3659990, 91 61152792 e 96 3231032.
“Tudo o que puder ser feito para ajudar o Gustavo será bem-vindo”, destacou.
Outras iniciativas decorrem e mais virão
Quando todos ajudam, nada custa e a família Silva une-se em torno de um só objectivo: “Ajudar o Gustavo!” No Carnaval venderam-se mais de 3 mil malassadas, uma ideia que já tinha sido posta em prática em tempos, quando Pedro Silva foi mordomo de uma Festa do Espírito Santo. “Foram amassadas cerca de 120 Kg de farinha”, um feito que não poderia ser alcançado numa só noite. “Foram precisos três dias”, complementou. Entretanto, o tio do Gustavo, Pedro Silva revelou ao nosso jornal que outras iniciativas vão ser levadas a cabo. “Recentemente elaboramos rifas, com alguns brindes, que está a correr muito bem, mas para o fim-de-semana da Páscoa vamos disponibilizar bolos de massa sovada, e nesse sentido já temos vindo a registar muitas encomendas”.
Marco Sousa