A Câmara Municipal de Ponta Delgada criou o Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento Para Fins Não Habitacionais, que garante uma comparticipação financeira que pode ascender aos 500 euros mensais e a um máximo de seis mil euros anuais a quem desenvolva negócios nas áreas do comércio e dos serviços no concelho e necessite de apoio ao arrendamento, deu nota, na Sexta-feira, a vereadora Cristina Canto Tavares.
A medida foi avançada pela autarca à saída da cerimónia de inauguração do espaço ‘Crescer com Sabor’, o primeiro centro de nutrição materno-infantil a abrir portas na cidade de Ponta Delgada e na Região Autónoma dos Açores. “O apoio financeiro a atribuir ao abrigo do Regulamento de Apoio ao Arrendamento Para Fins Não Habitacionais corresponde a um valor de 50% da renda mensal, até ao limite de 500 euros por mês e a um tecto máximo de seis mil euros por ano”, esclareceu Cristina Canto Tavares, indicando que podem beneficiar da comparticipação financeira “todos os estabelecimentos de comércio e serviços que tenham actividade iniciada no concelho de Ponta Delgada até 6 meses antes da data da apresentação da candidatura ao apoio”.
A abertura do período de candidaturas ao apoio está prevista para o segundo semestre deste ano e, conforme sublinhou a vereadora executiva, trata-se de mais uma medida lançada pelo município que “vem beneficiar os empresários e comerciantes com actividade já aberta no concelho, atrair o empreendedorismo jovem, e incentivar a abertura de novos negócios na área do comércio e dos serviços em Ponta Delgada”.
Cristina Canto Tavares não quis, entretanto, deixar de saudar a fixação do centro de nutrição materno-infantil ‘Crescer com Sabor’ no concelho de Ponta Delgada, assim como “o espírito empreendedor” da proprietária e nutricionista Lia Fialho Correia.
“Esta é uma área que pode ter um papel preponderante para que se possam reverter alguns dos indicadores de consumo alimentar que ainda preocupam os Açores. É bom ver este investimento pioneiro acontecer aqui e por iniciativa de uma jovem que encontrou em Ponta Delgada, sua terra-natal, a cidade certa para dar seguimento ao seu espírito de missão”.