No presente, o nosso entrevistado, numa das suas redes sociais, apresenta-se como “politicamente focado” nos seus “objectivos e o objectivo é nunca desistir até alcançá-los!”.
O seu nome artístico é “Sr Noia” e é assim que, por exemplo, encontramos muitas das suas músicas no YouTube, no motor de busca.
Não raras vezes é convidado para festas, mas o seu primeiro convite para cantar em público, num palco com milhares de pessoas, foi no comício de um partido, tendo actuado ainda em bares e nas populares Festas do Espírito Santo. Por exemplo, este ano, em Maio, vai marcar presença num evento Hip Hop, que vai decorrer por alturas das Festas do Senhora Santo Cristo dos Milagres. Os seus trabalhos já lhe valeram presenças na RTP e na TVI.
Humberto Correia é natural de Rabo de Peixe e tem 25 anos de idade. É repositor de armazém, assim como o seu irmão, José Correia. “É um dom de família, porque o meu irmão acompanha-me no palco, mas o meu avô materno, Augusto Andrade, também tinha jeito e cantava como poucos, por tudo o que era festa”, revelou.
Escrever para se sentir incluído
O gosto pela música surge cedo, numa altura que tinha mais perguntas do que respostas. “Com oito anos sentia aquela necessidade de rabiscar algo e era assim que explanava as minhas ideias, porque não tinha ninguém para conversar. Sempre gostei de todos os estilos de música, apesar de gostar mais de Rap. Contudo, certo dia escutei uma melodia mais calma de Rap e foi nessa altura, que achei ser capaz de fazer algo parecido e, assim foi, consegui escrever uma letra e praticamente não dormi nesse dia. De manhã, juntei algumas batidas instrumentais e fui progredindo e aprimorando com o tempo, mas a partir daí, o meu gosto pelo Rap foi crescendo”.
Com 12 anos, Humberto Correia já tinha cadernos com muitas letras de música Rap, mais ao jeito de desabafo, porque tal como confessou, “sempre se sentiu um bocado excluído, pela maneira como pensava e explanava as suas ideias, não tanto pela sociedade”.
Com o tempo, apercebe-se que a “música” surge na sua vida, como um amigo que lhe diz: “podes desabafar e conversar comigo!”.
“CaLigRaFia”, o primeiro tema a sério!
Humberto Correia encontra inspiração naquilo que se apercebe no dia-a-dia, das coisas que vê e das histórias que já ouviu, reportando depois tudo isto “na escrita, numa forma metonímica e tentar que cada palavra se ligue com outra e faça sentido”.
Divulga as suas músicas nas redes sociais, como no Facebook, Instagram, mas também no Youtube e Spotify.
O seu primeiro trabalho “a sério” foi o tema “CaLigRaFia”, apresentado através de um videoclip. A partir daqui, tenta “superar sempre com mais e melhores músicas e vídeos”.
Os seus trabalhos, enquanto “Sr Noia”, vão surgindo e já tem nove videoclips publicados.
Nem de propósito, parte da letra do tema “Nunca Desistas” é a que transcrevemos: “No passado já passei por muito, a viver o meu dia-a-dia, no presente sou um gato escaldado com medo de água fria, muita gente me dizia, gritaria em maioria, só fazes porcaria e nem vejo melhoria, mas era o que já previa e eu via em melodia, uma voz que me dizia acredita e nunca desistas…”
Fica assim, em parte, explicado, porque é que o Rap é um discurso rítmico com rimas e poesias.
“O Rap tem história, sentimentos e poesia”
“Gosto de explorar os vários estilos que existem dentro do Rap, porque o Rap não é só dizer uma série de palavrões, não, não é isso. O Rap tem história, sentimentos e poesia, mas essencialmente faço música por gosto e porque me sinto bem e orgulhoso, naquilo que faço. Não ambiciono estrelato em forma de riqueza, apenas quero elevar a fasquia daquilo que já fiz, porque sei que posso fazer mais e melhor”, relevou.
A outra face das redes sociais, “é ter mais de cinco mil amigos na rede social Facebook e não conhecer a maioria deles”, apesar de reconhecer a sua importância na partilha das suas músicas.
“Escrevo para não esquecer”
A vida profissional é a sua principal ocupação, restando-lhe muito pouco tempo para conciliar tudo o resto. “O meu trabalho já me esgota 90% do tempo, e os outros 10% que me restam tenho de distribuir por todas as minhas outras vivências, entre elas, a namorada, o cachorro e as tarefas domésticas. O Rap não pode ficar para trás, e todo o tempo que tenho, aproveito para escrever, onde até nas minhas duas horas que tenho de intervalo para almoçar escrevo para não esquecer”.
De referir ainda, que “Sr Noia” lançou recentemente uma nova música intitulada “Sem Filtro”, que brevemente vai estar em todas as plataformas digitais, já disponível na plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube. Este foi o seu passo mais recente, mas até ao final do ano, Humberto Correia espera finalmente “lançar um CD, com música versátil”, que é como quem diz, “para todos os gostos”, visando com isto poder conquistar a ilha para num futuro próximo “também colocar as outras oito ilhas na mochila, até porque para a frente é que é o caminho”.
Marco Sousa