O Governo Regional dos Açores avançou ontem, em resposta a um requerimento apresentado pelos deputados socialistas, Ana Luís e Tiago Branco, que o projecto de construção do tecnopolo MARTEC, na ilha do Faial, está a ser reanalisado.
“Tendo em conta que o concurso ficou deserto e que estamos numa fase de reprogramação cirúrgica do PRR, o projecto está em reanálise”, pode ler-se.
No documento publicado no site da Assembleia Legislativa Regional, o Governo revela que o concurso para a construção deste projecto “ficou deserto” e que “através das três declarações apresentadas, todas as empresas informaram da impossibilidade de apresentação de proposta porque os respectivos valores apurados eram superiores ao preço base de 13,9 milhões de euros autorizado por Resolução do Conselho do Governo n.º 161/2022, de 30 de setembro”.
Perante estes factos, é agora necessário proceder a um reforço de verbas e à abertura de um novo concurso por um preço base superior ao inicialmente estipulado. Este centro de investigação será construído nas antigas instalações da Conserveira Cofaco, na freguesia das Angústias, na ilha do Faial e tinha, num primeiro momento, como prazo final para a sua conclusão o dia 31 de Dezembro de 2025.
No Portal + Transparência, é explicado que o Desenvolvimento do Cluster do Mar dos Açores - Tecnolopolo MARTEC, um projecto no âmbito do PRR, “é um investimento que tem como objectivo a criação de um centro experimental de investigação e desenvolvimento ligado ao Mar, partilhável com as instituições do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA) e as empresas, indutor de I&D em áreas tradicionais e emergentes, como as áreas das pescas e produtos derivados, da biotecnologia marinha, dos biomateriais e recursos minerais, ou das tecnologias e engenharias marinhas, que incluirá uma “incubadora azul”, centro de aquicultura dos Açores e a equipa de gestão do Parque Marinho dos Açores (PMA)”.
LL