A Divisão da PSP de Ponta Delgada deteve, entre seis e oito de Janeiro, 11 indivíduos, de ambos os sexos, um dos quais, uma milher de 54 anos, no concelho de Ponta Delgada, pela presumível prática do crime de furto de produtos agrícolas.
São vários os produtores de produtos agrícolas, hortícolas e fruta que, nos vários concelhos de São Miguel, se queixam de furtos por pessoas não identificadas.
Muitos destes produtores, ao contrário do que deviam fazer, não chegam a apresentar queixa na PSP alegando que “não vale a pena”.
Se todas as queixas fossem parar às esquadras da PSP, a Polícia de Segurança Pública teria uma verdadeira dimensão do número de furtos de produtos agrícolas que se fazem na ilha.
Alguns destes produtores fazem esperas aos presumíveis larápios mas, na maioria as vezes, nestes dias de vigilância, ninguém aparece a furtar os seus produtos. “Até parece”, afirmou um dos produtores, “que o larápio mantém o proprietário sob vigilância e age quando sabe que ele não está, durante a noite, na propriedade”.
Detidos por conduzir
sem carta
A PSP deteve dois indivíduos, de ambos os sexos, de 20 e de 51 anos, no concelho da Lagoa, um pelo crime de condução de veículo sem habilitação legal em autoria material e cumplicidade respectivamente.
Foram detidos quatro indivíduos, do sexo masculino, com idades entre os 22 e os 63 anos, no concelho Ponta Delgada e da Ribeira Grande, pelo crime de condução de veículo sob a influência de álcool, apresentando uma taxa de alcoolemia superior a 1,2 gramas por litro.
A PSP de Ponta Delgada deteve dois jovens, de 22 e de 26 anos, no concelho de Ponta Delgada, pelo crime de condução de veículo sem habilitação legal para o efeito, tendo um destes envolvido num acidente de viação. Foi detido um indivíduo, de 54 anos, no concelho de Ponta Delgada, pelo crime de desobediência por recusa de efectuar o teste de controlo de alcoolemia.
A Divisão da PSP de Angra do Heroísmo apreendeu duas armas de fogo, uma longa, tipo espingarda, e outra curta, tipo revólver, através da Brigada de Fiscalização de Armas e Explosivos, no concelho de Angra do Heroísmo, a um homem de 63 anos, no âmbito de um processo pelo crime de violência doméstica.
A Divisão da PSP da Horta realizou três operações de fiscalização rodoviária, nos concelhos de São Roque do Pico e da Horta, tendo sido detectadas 5 infracções ao Código da Estrada e legislação conexa.
Sete feridos em
24 acidentes de viação
No período de 6 a 8 de Janeiro de 2023, foram registadas 24 ocorrências de acidentes de viação que provocaram sete feridos ligeiros, além dos danos materiais.
O Comando Regional da PSP dos Açores recomenda a todos os cidadãos ou vítimas que, “sempre que tenham conhecimento de situações suspeitas ou relacionadas com a prática de ilícitos, contactem, no mais curto espaço de tempo e por qualquer via, qualquer Esquadra da PSP a fim de accionar a intervenção policial em tempo útil e em prol de um melhor serviço à comunidade.