Nos Açores, são 1.887 os idosos que beneficiam de apoio no seu domicílio. Esta informação foi disponibilizada pelo Governo Regional, em resposta a um requerimento apresentado pelo PAN relativo à cobertura de cuidados assistenciais aos idosos na Região Autónoma dos Açores.
Ainda a este propósito, o Governo esclarece que este Serviço de Apoio Domiciliário é contratualizado “por Serviços, ou seja, um cliente poderá beneficiar apenas do Fornecimento de Almoço durante os dias úteis quando outro poderá acumular, por exemplo: a Higiene Pessoal com a Higiene da Habitação, Tratamento de Roupa e Fornecimento de Jantar, etc”.
Com um total 7204 agregados familiares compostos por um idoso na Região, de acordo com os últimos dados dos Censos de 2021, a resposta do Executivo avança que “o número de camas convencionadas/protocoladas em Estruturas Residenciais para Idosos é de 1.503” nos Açores. À data da resposta do Governo (9 de Novembro), residiam nestes lares convencionados 1.410 idosos.
Ainda relativamente ao número de lugares protocolados em Estruturas Residenciais para Idosos, a maioria encontra-se na ilha de São Miguel (511). Na Terceira existem 408 camas protocoladas e no Pico 155 lugares. Nesta tabela, seguem-se a ilha de São Jorge com 111 lugares, Graciosa com 88, Faial com 81, Santa Maria com 69, Flores com 66 e o Corvo com 14 lugares protocolados. Numa outra vertente, é igualmente informado que o número de camas não convencionadas em lares é de 32; 12 delas em São Miguel e Terceira e 4 nas ilhas Graciosa e Flores.
Outra das questões levantadas no requerimento apresentado pelo PAN prendia-se com o número de idosos que frequentavam os Centros de Dia e os Centros de Noite convencionados na Região. Nesse sentido, o Governo esclarece que 391 idosos frequentam os centros de dia e 16 “a resposta de centro de noite”. Este documento avança igualmente que o montante “da verba média gasta anualmente na Região Autónoma dos Açores no apoio estatal a idosos em lares, apoio domiciliário, centros de dia e de noite”, situa-se nos 20.528.110,62 €.
Já na vertente dos cuidadores informais, a 9 de Novembro de 2022, registavam-se “268 cuidadores informais reconhecidos activos”. O Governo informa também que “desde o início do Regime Jurídico de Apoio ao Cuidador Informal da Região Autónoma dos Açores (RJACIRAA), foram submetidos 765 pedidos de reconhecimento de cuidador informal. Da análise aos pedidos resultou o reconhecimento de 393 cuidadores”. Já o apoio financeiro ao cuidador informal, “por referência a 2021 e 2022”, tem um custo médio anual de 11.765,68€.
Luís Lobão