O município de Vila do Porto recebeu o prémio “Município + Azul” 2022, no âmbito do Programa Bandeira Azul (PBA), único premiado na Região Açores. Para a Presidente do município, “este é um reconhecimento do trabalho que é desenvolvido pelo Gabinete de Ambiente da autarquia, mas também pela consciência de toda a população mariense no que diz respeito à sensibilização ambiental”.
O município de Vila do Porto obteve este prémio, sendo distinguido por apresentar as melhores actividades de educação e sensibilização ambiental para todas as idades, no âmbito do PBA, em particular aos seniores e portadores de deficiência, valorizando a qualidade ambiental que a autarquia tem vindo a alcançar e que vem demonstrar que estamos no bom caminho, no que diz respeito à promoção do conhecimento, envolvimento e comportamentos sustentáveis.
O Ecodetetive...
Das actividades de Educação Ambiental dinamizadas em 2022, destacam-se as actividades “Ecodetetive” centrada na temática anual do PBA, “No Inverno, com os pés na ribeira” dedicada à diversidade do ecossistema das ribeiras, “Bolas de sementes” que envolveu a requalificação de algumas áreas conferindo-lhes “utilidade” ambiental e “Habitantes do Calhau” centrada na sensibilização para os factores de ameaça à conservação de diversos organismos.
No desenvolvimento das acções, destaca-se a importância da cooperação com outras entidades parceiras, nomeadamente o Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas de Santa Maria, Museu de Santa Maria e Ciência Viva- Expolab. O prémio “Município + Azul reconhece, em cada uma das 7 regiões hidrográficas, o município com melhor pontuação nas actividades de educação ambiental, realizadas no âmbito do Programa Bandeira Azul.
“É mais uma distinção...”
A realização de, pelo menos 6 actividades de educação ambiental é um dos critérios obrigatórios do programa Bandeira Azul. E, com este prémio distinguem-se os municípios cujas actividades de educação ambiental se destacam em aspectos como: inovação, criatividade, pertinência, multiplicidade de parcerias, abrangência de vários públicos-alvo, avaliação, etc. Acresce ainda que a zona balnear da Praia Formosa foi distinguida pelos padrões de excelência nos domínios da educação ambiental, qualidade das águas balneares, gestão ambiental e segurança.
“É mais uma distinção que nos deve orgulhar a todos por se tratar também de uma zona balnear muito visitada, demonstrando que estamos perante um ponto de interesse turístico com uma adequada gestão para possibilitar uma boa fruição para os marienses e quem nos visita”, salientou Bárbara Chaves. O Programa Bandeira Azul iniciou-se à escala europeia, em 1987, integrado no programa do Ano Europeu do Ambiente. Esta iniciativa da FEE (Fundação para a Educação Ambiental), com o apoio da Comissão Europeia, tem como objectivo elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de acções conducentes à resolução dos problemas aí existentes.