Estudos provam que composto fabricado pela MUSAMI aumenta a produção de banana em São Miguel

 O Presidente da MUSAMI, Carlos Botelho, considerou 2022 um ano “desafiante”, com  “boas expectativas para que o próximo ano seja marcado pela obtenção de resultados ainda melhores, em todos os níveis de intervenção” da empresa. Carlos Botelho assinala na revista da MUSAMI “o aumento da taxa de recolha selectiva trifluxo na ilha de São Miguel que, no primeiro semestre deste ano, já havia crescido em 5,58 por cento, em relação ao período homólogo de 2021, com destaque para o incremento de 16,58 por cento registado na recolha de vidro”.
Ao nível dos projectos de investigação, inovação e desenvolvimento, Carlos Botelho  dá realce às conclusões de três relatórios sobre a aplicação do composto SO-MUSAMI “na cultura bananeira, que apontam para a obtenção de melhorias nas características física, fico-química e química do solo, o desenvolvimento da planta e o consequente aumento da produção e da longevidade da cultura”.
 A MUSAMI financiou a realização de um estudo relativo à aplicação do substrato orgânico SO-MUSAMI na cultura da bananeira, com enfoque na variação do carbono, nutrientes NPK e características do solo, impacto na biometria e produção, do qual resultaram três relatórios finais, um para cada campo de ensaio (São Roque, Ponta Garça e Ribeira das Tainhas).
 O estudo foi desenvolvido por uma equipa técnica coordenada pelo professor Carlos Arruda Pacheco (professor aposentado do Instituto Superior de Agronomia), com início em 2015 e conclusão em Agosto de 2022.
 Algumas de principais conclusões retiradas do estudo passam pela constatação de que a incorporação no solo (0-30cm, à plantação), de doses maciças de SO-MUSAMI na cultura da bananeira, bem como a incorporação no solo superficial de doses maciças de SO-MUSAMI na cultura da bananeira, nas fases jovem e adulta, promovem a melhoria das características físicas, fico-química e química do solo, o desenvolvimento da planta e o consequente aumento da produção e da longevidade da cultura”.  Os teores em azoto total, fósforo e potássio assimiláveis, “mantiveram-se muito altos, durante todo o período de estudo, reveladores de uma muito forte absorção radicular do solo em nutrientes”.  Os teores elevados em carbono total e nutrientes NPK no solo, segundo os estudos, “apresentam uma resiliência muito elevada, tornando o sistema produtivo altamente conservativo, o qual dispensa por muitos anos a aplicação de fertilizantes minerais”.  
Ficou também claro que “nenhuma disfunção nutricional foi registada na cultura e na produção com as concentrações muito elevadas de nutrientes NPK no solo rizosférico. A incorporação em solos delgados e pedregosos de doses maciças de SO-MUSAMI aumenta o potencial produtivo, sendo uma forma muito resiliente de recuperação ambiental e económica sustentáveis, com dispensa total na aplicação de fertilizantes químicos por muitos anos”, conclui.

Arranque da central de valorização
energética é um momento marcante
Carlos Botelho destaca ainda como trabalhos mais relevantes da MUSAMI,  em 2022 “a conclusão das obras e inauguração do Centro de Tratamento Mecânico, uma infra-estrutura responsável pela recuperação de resíduos recicláveis, provenientes da recolha indiferenciada, e para a qual foram recrutados 16 novos trabalhadores”.
Para 2023, a MUSAMI terá “na conclusão das obras de um centro de tratamento biológico e no arranque da construção de uma central de valorização energética alguns dos seus momentos mais marcantes”.
Em consequência do funcionamento destas novas infra-estruturas, “será realidade o desenvolvimento de um forte programa de sensibilização ambiental, junto da população micaelense, colocando-a a par de todas as novidades e acções a desenvolver, visando melhorar os resultados da recolha selectiva, incentivar a correcta separação dos resíduos orgânicos e promover o progresso dos comportamentos dos cidadãos em matéria ambiental”.
No entender de Carlos Botelho, “afiguram-se importantes mudanças, com muito trabalho a desenvolver, mas com as melhores perspectivas de sucesso nos desafios que o próximo ano nos vai apresentar”.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker