Jorge Rita diz que se pode importar mão-de-obra para a Agricultura se quem nada faz nos Açores não quiser trabalhar

 O Presidente da Associação Agrícola de São Miguel, Jorge Rita, enalteceu a “excelência” do VIII Concurso das Vacas Holstein Frísia de Outono que seria melhor se houvesse mão-de-obra e a grande adesão do público à iniciativa. Mas, como afirmou, “existe uma grande lacuna na mão-de-obra na Região. Há pessoas no desemprego e no rendimento de Inserção Social que têm forçosamente que começar a trabalhar ou retomar o trabalho, antes que nós tomemos decisões de ter pessoas do estrangeiro cá sem serem qualificadas”. 
“Se temos de ensinar os que vêm de fora (estrangeiro), penso que neste momento, temos condições para apresentar melhor a nossa massa humana, fazer com que eles se sintam confortáveis a trabalhar e consigam um rendimento mínimo para dar possibilidade às suas próprias famílias. Isso é um trabalho que não depende só de nós, mas depende de todos. A mão-de-obra é um problema transversal a todos os sectores da actividade económica da Região. Temos que começar a pensar em como resolver esta situação o mais rapidamente possível. Há muitos descrentes no sector também por falta de mão-de-obra. Não é só no sector leiteiro, no sector da diversificação agrícola também se sente isso claramente, desde a vinha às outras produções agrícolas na Região. Temos que repensar o futuro com mão-de-obra qualificada, isso é extremamente importante, para que se continue na Região o objectivo com a filosofia de excelência, não pela escala, mas pela diferenciação relativa aos nossos produtos, todos eles na área da agricultura”.
Jorge Rita enalteceu a postura do juiz do concurso: “pela sua simpatia entrou muito bem no espírito de um evento com esta qualidade, com esta envolvência, familiar e de amigos, há aqui uma grande envolvência no concurso, na própria plateia e ele tirou partido dessa situação e ajudou a puxar, de uma forma muito positiva para que as pessoas também se entusiasmassem e se mantivessem até ao fim, com muitos aplausos para tudo e para todos. Foi muito …”, afirmou. 

A envolvência das aves

O Concurso Holstein Frísia de Outono já não se realizava há dois anos e o balanço “é positivo, atendendo à situação e à conjuntura actual, depois de termos vindo de uma grande e brilhante feira Açores, um concurso nacional que teve uma grande envolvência. Foi de caras o melhor concurso que já houve nos Açores, um dos melhores mesmo a nível nacional”, afirmou.
 E o VIII Concurso da Raça Holstein Frísia deste fim-de semana foi de grande qualidade, isto foi reconhecido por tudo e todos, aliás pelo próprio juiz, com muita adesão do público”.  
Eu, como presidente da organização sinto-me extremamente satisfeito pelo empenho de todos, começando pelos produtores, pelos criadores, aqueles que cá estiveram, pelos que foram premiados, pelos que não foram, por aqueles que queriam e não puderam estar, pela presença deles. (…) Dos patrocínios das empresas que esse concurso açoriano tinha, também temos de ser justos nessa matéria, pela envolvência do próprio Governo Regional, das câmaras municipais. Outro aspecto relevante é toda a envolvência familiar também, até a própria comunicação social, o destaque dado, ao longo do tempo, a esse mesmo concurso, não esquecendo também os nossos amigos das aves, porque também muita gente visitou o espaço por causa de um concurso extraordinário das aves. Estamos a acarinhar este evento também e ainda por cima ajuda-nos a diversificar um pouco a imagem principal que as pessoas ficam só das vacas, para que também vejam os outros animais. Também há pessoas que vêm para ver os outros animais e acabam por ver as vacas”.
A exposição de aves tem vindo a crescer e “tem potencial muito interessante, porque são pessoas apaixonadas pelas aves, como os lavradores são apaixonados as vacas. Este é um concurso de excelência, com prémios muito diversificados para muitos produtores. Obviamente que a vaca dos Açores é uma vaca já reconhecida. A campeã é justa, da própria família da própria vaca. A vice-campeã e a reserva também são vacas extraordinárias, como é do conhecimento público. 
O balanço final, penso que mais uma vez foi mais um evento ganho. À partida, tinha algumas reticências em relação a este mesmo evento, devido a situações difíceis”, concluiu

                                            João Paz 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker