A Divisão Policial de Ponta Delgada, através da Esquadra de Lagoa, procedeu à detenção de três homens com idades entre os 35 e os 65 anos, no concelho da Lagoa, por detenção de arma proibida e ameaça. A primeira detenção ocorreu no decurso da acção de patrulhamento auto, em local conotado com a prática de tráfico e consumo de estupefacientes, onde os polícias denotaram comportamentos suspeitos por parte do detido que, ao aperceber-se da presença policial, encetou fuga apeada, culminando com a sua intercepção e detenção pela posse de quatro doses individuais de haxixe e de uma arma branca, construída exclusivamente com o fim de ser usada como arma de agressão.
A segunda detenção ocorreu na sequência de uma intervenção policial em zona urbana sensível onde, no decurso de uma abordagem a um grupo de indivíduos conotados com o consumo e tráfico de estupefacientes, foi detectada na posse de um dos suspeitos uma faca “borboleta”, sendo detido pela posse de arma proibida.
A terceira detenção ocorreu na sequência de uma denúncia de agressões em contexto de violência doméstica onde, através de uma rápida deslocação ao local, se logrou apurar a veracidade dos factos.
De imediato os polícias interceptaram o suspeito e garantiram a segurança da vítima. Após realização de busca ao veículo do suspeito foi detectada uma arma ilegal, duas munições, um par de algemas metálicas, e um crachá. Perante os factos, procedeu-se à detenção, em flagrante delito, do suspeito, não se pondo de parte uma eventual acusação pela prática de outros crimes, designadamente o crime de abuso de designação, sinal ou uniforme.
Tais intervenções permitiram a apreensão de três armas, munições de arma de fogo, algemas metálicas e produto estupefaciente, revelando-se fundamentais para a manutenção da ordem e tranquilidade pública. Todos os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a Termo de Identidade e Residência.
Entretanto, o Comando Regional da PSP leva a cabo, até amanhã, em todo o território regional, através das Divisões Policiais, a operação “Noite Segura é Noite Tranquila”, especialmente direccionada para a fiscalização aos estabelecimentos de diversão nocturna que disponham de salas ou de espaços destinados a dança.
Associada à actividade lícita de diversão nocturna, ocorrem outras actividades e comportamentos que são contrários à legislação vigorante e produzem alterações significativas na ordem e percepção de segurança das populações, sendo amplamente mediatizados, mormente fenómenos de violência envolvendo clientes e funcionários, em especial, seguranças privados.
É neste sentido que a PSP irá promover acções de fiscalização aos estabelecimentos de diversão nocturna, consolidando a sua acção fiscalizadora nas imediações dos espaços, procurando uma intervenção integrada envolvendo as diversas valências à sua disposição.
Na componente de trânsito e segurança rodoviária, as Divisões irão promover, implementar e intensificar acções de fiscalização, focando-se em comportamentos incorrectos, mormente o excesso de velocidade, a condução sob influência do álcool/substâncias psicotrópicas, o desrespeito da obrigação de parar imposta pela luz vermelha de regulação do trânsito e o atravessamento de passadeiras.