Catarina Alves expõe “Manifesto ao desperdício, sensibilização ambiental pela arte ” na Lagoa

A Casa da Cultura Carlos César, na cidade de Lagoa, vai inaugurar, no dia 1 de Outubro, pelas 18h00, uma exposição da autoria da artista Catarina Alves. Intitulada «Manifesto ao Desperdício, sensibilização ambiental pela arte», a exposição é apoiada pela MUSAMI e conta com a colaboração do poeta Pedro Paulo Câmara.
A exposição itinerante já esteve em exibição nos concelhos de Nordeste, da Ribeira Grande e de Ponta Delgada. Trata-se do culminar do trabalho de pesquisa e experimentação desenvolvido, nos últimos anos, pela artista Catarina Alves, partindo da reflexão sobre o seu legado e o impacto das suas acções, focando a problemática do excesso de resíduos como consequência do consumismo e explorando as potencialidades dos resíduos enquanto matéria. Por um lado, o papel através da desconstrução e fusão de materiais e, por outro lado, o plástico que se transforma, transfigura através da ação do calor, revelando novas formas, com vista a sensibilizar e a promover a mudança através da arte.
Para a realização das obras foram utilizados diversos materiais, desde papel, cartão e plástico (depositados nos ecopontos e centros de tratamento de resíduos), resina, substrato orgânico, pozolana e pó de pedra, tendo, também, recorrido a material audiovisual para a projecção de fotografias, vídeos e sons. Estarão, ainda, expostos quatro poemas de Pedro Paulo Câmara criados para o projecto, e alguns gráficos com dados relevantes sobre a gestão dos resíduos em São Miguel.
A frase de Antoine Lavoisier “na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma” deu o mote para a concepção do projecto, que através de esculturas, desenhos, instalações, audiovisuais e poesia, a artista pretende levar o visitante num percurso sensitivo, explorando as ideias de «Caos, Fardo, Retorno, Metamorfose, Mitigação e Resiliência». Começa por apresentar a degradação provocada pela acumulação do lixo, demonstrando o trabalho que tem sido feito na gestão dos resíduos e finaliza com uma mensagem de esperança, motivando para a mudança, para que tenhamos um mundo mais sustentável.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker