Alerta da Associação Cultural ‘HistóriasSábias’

Antiga fábrica de cerâmica do Porto Dos Carneiros na Lagoa está à venda para Apartamentos ou empreendimento turístico

 A ‘HistóriaSábias – Associação Cultural’ expressou ontem a sua “profunda preocupação” com a notícia de que a antiga fábrica de cerâmica do Porto dos Carneiros, na Lagoa, se encontra à venda “para apartamentos ou empreendimento turístico”, sendo admitida “construção até 4 pisos” – segundo se lê no cartaz afixado pela agência imobiliária. 
Segundo a Associação Cultural, “configura-se, assim, a completa destruição da mais antiga fábrica de cerâmica dos Açores ainda existente, fundada em 1862 por Bernardino da Silva”.
 Salienta a Associação que, nesta fábrica, “subsiste também o mais antigo forno de faiança preservado no país. Trata-se, ainda, da única instalação fabril desactivada do ramo cerâmico em Portugal que se encontra como uma verdadeira cápsula do tempo, podendo aqui ser recriado, de modo completo, todo o ciclo de produção da faiança e da olaria, tal como se fazia no século XIX. A antiga fábrica apresenta, pois, as condições ideais para musealização”, completa a Associação.
A ‘HistóriaSábias’ deixou aqui o alerta, “em jeito de consciencialização, esperando que o proprietário do imóvel, a câmara municipal e o governo regional possam encontrar conjuntamente uma solução de bom senso que evite a anunciada perda patrimonial, perda essa que seria grave, quer para os Açores, quer para o país”. 
A Associação Cultural termina o alerta com uma viografia da “fábrica ameaçada”.
Este alerta gerou uma onda de contestação de populares, muitos deles residentes na Lagoa

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker