Câmara de Ponta Delgada anunciou ser a primeira autarquia dos Açores a avançar com Plano de Juventude

A Câmara de Ponta Delgada é a primeira autarquia açoriana a apresentar e a colocar em marcha um Plano Municipal de Juventude, tendo a primeira iniciativa do documento estratégico sido concretizada já esta Sexta-feira, na freguesia das Sete Cidades, com a celebração do Dia Internacional da Juventude.
“2022 é o Ano Europeu da Juventude e Ponta Delgada não poderia ficar indiferente a esta data tão importante para os jovens e apresenta o primeiro Plano Municipal para a Juventude da Região Autónoma dos Açores”, começa por explicar a vereadora Cristina Canto Tavares, que, do elenco camarário, assume os pelouros da Juventude e do Empreendedorismo.
“Trata-se, portanto, de um documento impactante que permite estruturar toda a actuação camarária em Ponta Delgada e obviamente traduzir-se em resultados efectivos, por via de uma aposta planeada e participada junto do nosso público jovem”, acrescenta a autarca.
O Plano Municipal de Juventude prevê um vasto conjunto de acções estratégicas e actividades orientadas para os jovens entre 2022 e 2026, sendo resultado de um diagnóstico levado a efeito pela Câmara Municipal de Ponta Delgada em articulação com associações juvenis, juventudes partidárias e outras entidades públicas que desenvolvem o seu trabalho junto da população mais jovem do concelho.
“O que nós queremos é envolver os jovens -  porque eles têm obviamente um papel fundamental neste plano - e planear, desenvolver e monitorizar todas as acções nele previstas até 2026”, reforça Cristina Canto Tavares.
O documento estratégico contempla, por isso, 17 objectivos estratégicos, que abrangem 61 medidas, sustentadas por 131 metas e 126 indicadores, envolvendo as áreas do emprego e empreendedorismo, educação e formação, saúde e bem-estar, criatividade e cultura, coesão social, participação cívica, juventude e o mundo e voluntariado. Para cada uma das medidas, esclareça-se, foi indicada a respectiva periodicidade de ocorrência, prevendo-se que as mesmas sejam implementadas durante o ano de 2022.
Esta Sexta-feira, nas Sete Cidades, dia que marcou a abertura do calendário de actividades gizadas no plano municipal, cerca de 60 jovens percorreram o Trilho das 9 Janelas e participaram, depois, na “Youth Talks Geração Europa – Ouvir e Agir pela Juventude”, conversa interactiva que contou com a a colaboração da Direcção Regional da Juventude.   
As comemorações do Dia Internacional da Juventude incluíram actividades desportivas, como passeios de bicicleta, de caiaque e jogos de grupo, e terminaram com a actuação do DJ Hélder Cunha.
Para a vereadora Cristina Canto Tavares, citada numa nota da autarquia, o evento promovido pelo município pontadelgadense revela “a clara orientação das políticas locais de Ponta Delgada na promoção da saúde e bem-estar dos jovens, mas também a aposta clara na descentralização de eventos nas freguesias do concelho, algumas das premissas centrais constantes no Plano Municipal de Juventude”.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker