Cristina Calisto desafia jovens a participar na vida da comunidade e a partilhar anseios

No Dia Internacional da Juventude, que se assinalou ontem, a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa recordou as iniciativas implementadas, ao longo do corrente ano em prol dos jovens do concelho. Segundo uma nota à imprensa, é referido que uma das grandes apostas edilidade foi a criação do Cartão Jovem Municipal, uma iniciativa que teve início em Novembro de 2021 e que caminha já para as seis centenas de adesões.  Como forma de assinalar esta marca, Cristina Calisto, numa iniciativa simbólica, esteve à conversa com os jovens lagoenses, sentindo a sua opinião sobre diversos assuntos, e entregou o cartão nº 500 à jovem Ana Dias, sublinhando na ocasião que o Cartão Jovem Municipal é utilizado, na sua maioria, por jovens do sexo feminino (63%), sendo a maioria da freguesia do Rosário e Santa Cruz.
Para a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, “os jovens são o futuro do concelho e sem eles nada faz sentido”. Por isso, refere que a autarquia  tem apostado em medidas e iniciativas que respondam às necessidades dos jovens da terra. Segundo a edil lagoense, são os jovens que devem apelar às questões que os preocupam e são eles também que se devem envolver na comunidade para torná-la num lugar melhor para viver”.
A aquisição de terrenos com redução de preço para habitação na Ribeira -Chã é exemplo de uma das medidas implementadas pela Câmara a pensar nos jovens, sublinha a autarca, citada. Outras iniciativas direccionadas para a juventude serão a actividade “Quem vive nas poças de maré da Lagoa?”, este Sábado, o concerto da Orquestra Juvenil de Lagoa, Domingo, pelas 21h30, inserido nas Festas de Nossa Senhora dos Anjos 2022, de Água de Pau, e o Festival Lagoa Tech, entre 8 e 10 de Setembro, na Praça do Nonagon. Paralelamente, como refere o documento da edilidade,  encontra-se a decorrer o projecto Novos Bonecreiros com o intuito de dar continuidade à arte bonecreira na Lagoa e tem, também, como objectivo aproximar jovens e idosos. Um dos seus eixos é direccionado para comunidade escolar do concelho de Lagoa, numa missão que se baseia em dar a conhecer aos jovens em idade escolar a arte bonecreira, integrando-a no programa curricular da disciplina de Educação Visual. O Projeto Náutica/0, fruto da parceria entre a Câmara Municipal de Lagoa, a Escola Secundária de Lagoa (ESL) e o Clube Náutico de Lagoa, pretende incutir aos alunos do 7º e 8º ano, população alvo, a prática e contacto regular com actividades náuticas, entre outras iniciativas.                             

N.C.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker