“Romaria espiritual” permite que romeiros  dêem continuidade a tradição secular Ler mais

“Romaria espiritual” permite que romeiros dêem continuidade a tradição secular

Mesmo sendo impossibilitados de sair à rua e cumprir aquela que é uma tradição secular, romeiros como os do rancho de Vila Franca do Campo optaram por permanecer em “romaria espiritual” através das redes sociais. Apesar dos constrangimentos provocados pelo surgimento do novo coronavírus, Carlos Vieira refere a fé não deve ser esquecida neste momento de quaresma e quarentena.

Associação de pais da EBI de Capelas cria campanha para levar computadores  sem uso a 236 crianças da escola Ler mais

Associação de pais da EBI de Capelas cria campanha para levar computadores sem uso a 236 crianças da escola

Depois de feito um levantamento, a EBI de Capelas identificou 236 crianças sem acesso a equipamento electrónico para acompanhar os trabalhos de casa numa altura marcada pelo ensino à distância. Entre estas crianças, há ainda 60 que não têm acesso à internet e, por isso, foi criada pela associação de pais da escola a página “Tenho e não uso: Ajudo!”, que através do Facebook pretende incentivar a recolha de computadores ou tablets sem uso mas em funcionamento, que possam ser distribuídos pelas crianças identificadas.
 

Dadores de sangue habituais estão  a “retrair-se” e número de dádivas  no Hospital do Divino diminui Ler mais

Dadores de sangue habituais estão a “retrair-se” e número de dádivas no Hospital do Divino diminui

Com o novo coronavírus e com a activação do estado de emergência foram cancelados vários eventos externos ao hospital que promovem a recolha de doações de sangue, fazendo assim com que haja uma diminuição recente nas dádivas. Para além disso, houve uma “retracção” dos dadores habituais, que receiam pela sua segurança. No entanto, Nuno Gomes, Presidente da Associação de Dadores de Sangue de São Miguel, adianta que é seguro continuar a dar sangue e que o Serviço de Hematologia se tem adaptado, criando um sistema de “Fast Dádiva”.

Grupo de voluntários açorianos pode  produzir viseiras para serem utilizadas por profissionais de Saúde da Região Ler mais

Grupo de voluntários açorianos pode produzir viseiras para serem utilizadas por profissionais de Saúde da Região

Depois de receber um pedido por parte de alguma instituição, o grupo de voluntários que tem vindo a utilizar impressoras 3D para criar viseiras que ajudam a combater a propagação do novo coronavírus, cedeu alguns protótipos para que estas possam ser testadas e aprovadas. Em Portugal continental há movimentos idênticos e vários profissionais de saúde utilizam as viseiras criadas pela população, sendo esta uma forma de apreço pelo trabalho desenvolvido por médicos e enfermeiros na frente de combate ao Covid-19.

“Para um problema  novo não vale a pena utilizarmos soluções antigas”, diz o empresário Rui Correia Ler mais

“Para um problema novo não vale a pena utilizarmos soluções antigas”, diz o empresário Rui Correia

Rui Correia, Presidente da Associação do Alojamento Local dos Açores (ALA), explica que face aos impactos gerados na economia açoriana pelo novo coronavírus, e que muito afectam os alojamentos locais, mais importante do que a criação de linhas de crédito ou a prorrogação de pagamentos é a isenção do pagamento de taxas, uma vez que não há hospedes e que tudo se encontra fechado.  

Sara Pinheiro escolheu a cidade de Lisboa para se dedicar à fotografia Ler mais

Sara Pinheiro escolheu a cidade de Lisboa para se dedicar à fotografia

Aos 13 anos de idade, Sara Pinheiro começou por fazer experiências com a máquina fotográfica digital da família e hoje trabalha como freelancer em fotografia e vídeo. Trabalhou com marcas como a Nescafé e a Old Navy, faz parte de projectos como “Frederica”, criado por Vanessa Martins, e trabalha ainda com influencers como Helena Coelho.

Primeiro dia de isolamento social  faz com que Ponta Delgada funcione  “a meio gás”, com turistas a passear Ler mais

Primeiro dia de isolamento social faz com que Ponta Delgada funcione “a meio gás”, com turistas a passear

Com escolas, creches e ATLs fechados, muitas são as pessoas que recorrem agora ao isolamento social para respeitar o plano de contingência que se encontra de momento em acção para travar a propagação do novo coronavírus nos Açores. A cidade de Ponta Delgada ficou ontem marcada por um comércio e ruas vazias, empresários preocupados e divididos, e por grandes filas no exterior de bancos e farmácias. 

Açores Grill introduziu um novo conceito de restauração na ilha  de São Miguel Ler mais

Açores Grill introduziu um novo conceito de restauração na ilha de São Miguel

As carnes são trazidas até à mesa dos clientes ainda cruas, preparadas para serem grelhadas na mesa e a partir de um carvão 100% natural, feito através de carvão com casca de coco. O segredo, no entanto, está no molho feito de forma caseira e que muitas vezes é oferecido aos clientes que pedem a receita. A par do Açores Grill, Fátima del Mar Quiroga é também proprietária do Atlântic Bowling, nas Portas do Mar, e iniciou a sua actividade em São Miguel com o restaurante O Marineiro.

Theme picker

Revista Pub açorianissima