Colmeia Ásia traz aos Açores o chef Miguel Bértolo, uma referência na cozinha japonesa

Este fim-de-semana, a Colmeia Ásia, em Ponta Delgada anunciou que abre oficialmente com um novo conceito e uma ementa renovada, com o cunho do premiado chef Miguel Bértolo, Vice-campeão no World Sushi Cup Japan.
Das Artes Plásticas, onde começou o seu percurso académico, à arte da cozinha japonesa, Miguel Bértolo, conforme refere a nota à imprensa,  domina as técnicas da cozinha nipónica com a excelência de alguém que não só estuda a prática como aprecia a riqueza cultural da Ásia. Entre outros feitos, tem formação certificada em Washoku (Comida Tradicional Japonesa), reconhecida como Património Imaterial da Humanidade desde 2013, estagiou com o chef Toru Okuda e Masaru Watanabe em Tókio, no Restaurante Kojyu, com 3 estrelas Michelin e é actualmente coordenador do curso de Cozinha Japonesa da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal.
Empresta agora os seus conhecimentos ao restaurante A Colmeia Ásia, em Ponta Delgada, aberto desde a passada Sexta-Feira, 13 de Novembro, em soft opening. Foi precisamente neste espaço que surgiu pela primeira vez o sushi nos Açores, em 2012, que se tornou uma imagem de marca da Colmeia. Foi ele o mote para esta nova aventura, feita de novos aromas, sabores, sensações e experiências mas também de coisas que nos são muito familiares. São usados ingredientes açorianos nos pratos tipicamente asiáticos, como é o caso do Bolo Lêvedo Cozido a Vapor com Caranguejo de Casca Mole, do Hamachi no Teriyaki com Lírio dos Açores e do Bao com Carne de Vaca Maturada. O chá, uma herança da China deixada no arquipélago, merece também um lugar de destaque em toda a experiência gastronómica. Como pontos de ligação com a Ásia, são também apontados vários elementos que fazem parte da típica paisagem açoriana, desde as hortênsias, camélias, bambus e criptomérias do Japão às conteiras dos Himalaias, naquela que pretende ser uma autêntica viagem em que Açores e Ásia se juntam harmoniosamente.
A Colmeia Ásia está aberta todos os dias ao jantar, das 19h às 22h, na Travessa do Colégio, em Ponta Delgada, no emblemático edifício do Hotel do Colégio. São aceites reservas por telefone, através de 296 306 610, ou online, em www.acolmeia.com, onde se pode consultar a ementa completa. A Colmeia Ásia funciona também em take away, com encomendas pelos mesmos meios, refere ainda empresa num comunicado à empresa.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima