Mercado de Verão divulga artesanato do Nordeste

Abriu na primeira semana de Julho o Mercadinho de Artesanato Local no Posto de Turismo da Vila do Nordeste. Trata-se de uma forma de divulgar o artesanato do concelho e de apoiar os artesãos locais.
Este tipo de mercadinho é realizado nos meses do ano em que há períodos mais curtos ou longos de gozo de férias, começando pelo Natal, passando pela Páscoa e terminado no Verão, sendo os meses de Julho e de Agosto aqueles que registam uma afluência significativa de visitantes. O facto de o mercadinho ser realizado na sala de exposições do próprio posto de turismo contribui para que seja muito visitado por turistas e por outros visitantes da ilha que se encontram de férias. 
Os locais, que residem em São Miguel e não têm oportunidade de passar pela Casa de Trabalho do Nordeste, por exemplo, têm no mercadinho a possibilidade de no fim-de-semana apreciar e adquirir os trabalhos desta instituição através da mostra que tem patente no posto de turismo.
O Mercadinho de Artesanato Local contempla também a inovação das gerações mais novas, nomeadamente de design e de impressão em têxtil e em cerâmica, mas também instituições que dedicam parte da atividade ao trabalho manual, e a particulares que fazem do artesanato uma ocupação dos tempos livres.
Como não poderia deixar de ser, a panificação e a pastelaria estão sempre presentes nos mercadinhos locais, através da Cooperativa Alegria e Paz, com o pão, a massa-sovada, os biscoitos e outros doces cozidos em forno de lenha e confeccionados de modo artesanal, e da Associação Sol Nascente com uma grande variedade de biscoitos e de compotas.
Alguns produtores agrícolas também aproveitam o mercadinho para vender compotas, mel e licores. 
A Loja da Folha de Milho, outra referência do artesanato do Nordeste, está igualmente presente com artigos novos e outros típicos da casa mas com um toque de inovação.  A Câmara anunciou que o mercadinho encontra-se aberto durante a semana e ao fim-de-semana e feriados durante todo os mêses de Julho e Agosto. 
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima