Alunos do colégio A Colmeia em visita à redacção do Correio dos Açores e à Gráfica Açoreana

Duas turmas do quarto ano de escolaridade - quarenta e três alunos - do colégio A Colmeia, com  9 e 10 anos de idade, acompanhados das professoras Ana Amaral, Vera Raposo, Catarina Couto e da terapeuta da fala Catarina Amaral, estiveram ontem nas instalações do Grupo Gráfica Açoreana, proprietária dos jornais Correio dos Açores, Diário dos Açores, Atlântico Expresso e da revista Açorianíssima. 
Na redacção do Correio dos Açores e na gráfica, os alunos tiveram oportunidade de conhecer todo o processo da feitura de um jornal. As crianças manifestaram bastante interesse em saber quais os meios pelos quais chegam as notícia ao jornal, sendo desafiados a dar o seu contributo, e apontaram, e bem, a imaginação do jornalista, as cartas, os mails, os telefonemas e até a informação disponibilizada por outros meios de comunicação social (agências). 
Numa altura em que as novas tecnologias estão ao alcance de todos nós, as crianças que fizeram esta visita de estudo, no âmbito dos conteúdos que lhes estão a ser ministrados, tomaram conhecimento da importância que os jornais têm ainda hoje em dia, tanto no âmbito da promoção da leitura mas também na divulgação de conteúdos importantes para a vida dos cidadãos, desde a Educação, a Política, passando pelo Desporto e à Ciência, entre outros. Bastante intervenientes e com questões pertinentes, o grupo de estudantes viu também como se pagina o jornal, como se cria a publicidade, e como se faz a impressão, assim como viu o arquivo do Correio dos Açores que assinala o seu centésimo aniversário no dia 1 de Maio e o do Diário dos Açores que assinalou no passado dia 5 de Fevereiro o seu 150º aniversário. Assim, ficaram a saber que os jornais também são arquivos da história dos Açores.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima