Secretária do Turismo diz ser “impressionante crescimento de 1 milhão de dormidas em três anos nos Açores

 A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo sublinhou o crescimento do turismo nos Açores, destacando que, em 2019, a Região ultrapassou a barreira dos três milhões de dormidas em todas as tipologias de alojamento.
 “Estes são dados impressionantes e que demonstram a notoriedade internacional que os Açores estão a conseguir”, frisou Marta Guerreiro, adiantando que, de 2016 para 2019, se verificou “um crescimento de 52%, o que representa um aumento de mais de um milhão de dormidas, num contexto de consolidação e evolução sustentada”.
 “Não temos dúvidas de que estes valores positivos só foram – e ainda são – possíveis pelo esforço dos privados em articulação com as políticas públicas, que permitiram mais e melhores investimentos e alavancaram a economia de cada uma das nossas ilhas, fazendo-nos encarar com enorme otimismo o futuro do turismo nos Açores”, referiu.
 “Mais do que o crescimento em dormidas, satisfaz-nos a evolução do setor ao nível do emprego e também, claro, nas receitas para as empresas e famílias”, frisou Marta Guerreiro.
 Nesse sentido, salientou que, “só no setor do alojamento, restauração e similares, o aumento do emprego no 4.º trimestre de 2019, face ao mesmo período de 2016, foi de cerca de 40%”, acrescentando que “os cerca de 2.700 empregos gerados neste setor representam três quartos, isto é, 75% dos novos empregos gerados na Região nestes três anos”.
 A titular da pasta do Turismo evidenciou, por outro lado, que os Açores continuam “a crescer mais nas receitas do que nas dormidas, olhando para o setor hoteleiro, o que é um ótimo indicador de rentabilidade para os empresários”.
 Em termos globais, estima-se um total de receitas para toda a Região, associado ao sector turístico, superior a 300 milhões de euros.
 Marta Guerreiro sublinhou ainda que, “ao contrário da tendência mundial e nacional, em que as viagens de longa duração estão a ter cada vez menos expressão, a estada média por alojamento nos Açores, em 2019, registou um aumento de 1,5%, o que é de assinalar”.
 Para a Secretária Regional, estes dados evidenciam que “ainda há espaço para crescer”, mas sempre tendo em conta aquele que tem sido o caminho turístico dos Açores, nomeadamente pelo facto de ser “o único arquipélago no mundo e a única região de Portugal certificada como Destino Turístico Sustentável”.
 “Apesar dos importantes aumentos registados, os turistas que pernoitam representam apenas 3% do total de pessoas que estão nos Açores e, mesmo considerando a ilha de São Miguel, enquanto a que tem maior expressão turística, esse peso é ainda inferior a 4%”, afirmou, adiantando que, em média, estiveram cerca de 8.240 turistas por dia em toda a Região.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima