Taste Azores cativa clientes do Colombo com sucesso

A campanha da 3ª edição da Taste Azores que, durante cinco dias, decorreu na Praça Central do Centro Comercial Colombo, em Lisboa, atinge hoje, Domingo, o seu epílogo. Trata-se de um evento que, como reportámos a partir de Lisboa, divulgando depoimentos de muitos dos empresários presentes-, foi plenamente conseguindo, tendo os objectivos propostos sido perfeitamente conseguidos porquanto, contando o Colombo com uma presença média diária de 70 mil visitantes, muito deles visitaram o espaço desta iniciativa da Vice-presidência do Governo Regional dos Açores, através da SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento dos Açores.

Showcooking e “happy hours”

Obedecendo a um formato feliz, a iniciativa Taste Azores/2019 permitiu aos empresários aperceberem-se das manifestações dos visitantes acerca da qualidade e até da singularidade de muitos serviços e produtos expostos, sendo este feedback importante para se aperceberem, “in loco”, de eventuais aperfeiçoamentos, correcções ou mesmo inovações na oferta que, dos Açores., trouxeram na sua bagagem.
Momentos sempre aguardados com natural expectativa foram aqueles que, durante os três primeiros dias do evento, ao final da tarde, no centro do espaço, entrou em acção o chef  António Cavaco, da Confraria dos Gastrónomos dos Açores, com apontamentos de “showcooking”, executando breves apontamentos culinárias proporcionados pelos produtos dos Açores, muitos deles expostos nos stands do evento, com provas desta elaboração a serem no final oferecidas ao público que, com curiosidade e expectativa, assistia a estas demonstrações. Durante e no final da confecção, o chef interagia com a assistência, explicando pormenores da confecção e respondendo a questões surgidas da curiosidade do público. Um gesto muito apreciado foi o da distribuição na altura, pela SDEA, de um prospecto com a receita de cada preparo.
No Sábado e hoje, antes do encerramento dos stands, a organização introduz no programa mais uma inovação proporcionando ao público uma “happy hour”, que pretende estimular um maior consumo dos produtos e serviços disponíveis no Taste Azores 2019 bem como um maior apelo à visita do espaço por parte dos consumidores, havendo também hoje outra unidade, pois que será apresentado à pequenada um momento infantil teatralizado subordinado ao tema “As empresas no Taste Azores ”.

Maior notoriedade para a Marca Açores

Ao longo de todos os dias as empresas tiveram um momento só seu para partilharem com o público informações sobre os produtos e serviços que levaram a certame, deixando assim as pessoas melhor informadas sobre as características ou propriedades dos produtos ou dos serviços em si. 
Complemente-se que todas as 26 empresas presentes no Taste Azores têm em comum o facto de serem Marca Açores, assim identificando a Região com marcas sinónimos de qualidade que diferenciam produtos e serviços a partir de alguns dos atributos mais distintos dos Açores- a natureza, o elevado valor ambiental, a diversidade e a exclusividade natural, a sustentabilidade e métodos de produção singulares e autênticos. De resto, a própria Marca Açores assenta na estratégia do acesso e fidelização de mercados, introduzindo valor acrescentado aos produtos e serviços açorianos o que, por sua vez, permite o fomento da base económica de exportação, a geração de mais riqueza, de mais emprego.

A consolidação da Marca Açores

Recorde-se que a SDEA, criada em 2013, tem como objectivos estatutários promover a captação de investimento externo, fomentar condições para a exportação de produtos regionais, promover a inovação e o empreendedorismo e ainda o desenvolvimento de estratégias empresariais que fomentem a criação de emprego.
A SDEA tem Vítor Fraga como seu Presidente do Conselho de Administração, integrando ainda Marisa Toste e Luís Leal, como vogais. Tem a sua sede em S. Miguel e Delegação na Terceira, dispondo ainda de uma considerável rede de“Gabinetes de Emprego e de duas Lojas de Exportação
A calendarização das actividades promocionais da SDEA no presente ano compreendeu ainda os seguintes eventos: Feiras 2019 (SISAB - Lisboa - 25 a 27 Fevereiro; Alimentária - Lisboa - 24 a 26 Março; SIAL - Toronto - 30 Abril a 2 de Maio; Summer Fancy Food - Nova Iorque - 23 a 25 Junho; e Anuga - Colónia, Alemanha - 5 a 9 Outubro).
A Marca Açores tem conhecido uma evolução muito positiva e um crescimento notável ao longo dos últimos quatro anos, com 36 novas empresas registadas e 253 selos atribuídos em 2015, 90 empresas e 1664 selos em 2016, 143 empresas e 2.619 selos em 2017, 185 empresas e 3.079 selos em 2018 e, este ano, até à data, 197 empresas e 3.661 selos atribuídos.
Em 2018, as empresas aderentes da Marca Açores”registaram um aumento do volume de vendas de produtos certificados na ordem dos 27 por cento, ou seja, uma subida de 5% face a 2017 e de 9% relativamente a 2016.                               
                                                                   

José Nunes

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima