I Encontro de Clubes de Protecção Civil marcado para 2020 na ilha Terceira

O Presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), Carlos Neves, anunciou ontem que o I Encontro de Clubes de Protecção Civil terá lugar em 2020,na ilha Terceira, estimando-se que “reúna cerca de 40 professores e cerca de 300 crianças”.
“Temos a intenção de o realizar em 2020 na ilha Terceira”, avançou Carlos Neves, explicando que o objectivo é que “os alunos tenham um contacto directo e físico com o SRPCBA, para perceberem quais são as funções e tarefas, como é coordenado o socorro, conhecerem as instalações, conhecerem o Centro de Formação e, ao mesmo tempo, efectuarem uma série de actividades lúdicas, formações e palestras no âmbito da Protecção Civil”.
O Presidente do SRPCBA falava em declarações aos jornalistas no âmbito do I Encontro Regional de Coordenadores dos Clubes de Protecção Civil, que teve lugar esta quarta-feira, em Ponta Delgada, reunindo perto de três dezenas de professores.
Na ocasião, Carlos Neves recordou que existem “38 Clubes de Protecção Civil distribuídos pelas várias escolas da Região” e que este encontro, que aconteceu pela primeira vez, foi uma forma de “juntar os vários coordenadores, para que pudessem discutir ideias e, a partir daí, estabelecerem metas para o futuro, novas acções e formações, de modo a motivar os alunos para os Clubes de Protecção Civil”.
Desde que o projecto dos Clubes de Protecção Civil se iniciou, no ano lectivo 2011/2012, foram ministradas “cerca de 500 acções, envolvendo mais de 25mil alunos, um número que tem vindo a aumentar nos últimos anos”.
Os Clubes de Protecção Civil têm, como objectivos, por exemplo, sensibilizar os alunos para a protecção civil, identificar riscos naturais e tecnológicos, adquirir hábitos de segurança e promover atitudes e comportamentos adequados em situações de emergência.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

x
Revista Pub açorianissima