Peixaria dos Açores abre uma loja gourmet nos Valados

A Peixaria dos Açores já abriu a sua loja gourmet nos Valados. Recorde-se, que ao nosso jornal, os seus responsáveis já tinham manifestado esta intenção. No fundo, trata-se de uma pequena loja de artigos que não se encontram nos Açores. No essencial são produtos que têm uma forte ligação ao peixe ou à sua confecção.
“Esta loja vem ao encontro daquilo que os clientes procuravam, ou seja, ao comprarem peixe questionavam, se tivesse um vinho ou azeite já ia de vez”, começou por referir Octávio Amaral.
O gerente da empresa pormenorizou que “são tudo produtos, que não se encontram em mais lado nenhum aqui nos Açores e é um bocado o oposto da ideia da peixaria que temos em Lisboa, que tem só produtos regionais. Aqui nesta é o oposto e temos os bons azeites, as pastas de azeitonas, as conservas variadas, desde a conserva do bacalhau, a conserva de lampreia, de ovas, bons vinhos, alguns produtos brasileiros, arroz para risoto ou para sushi e temos o único arroz do mundo certificado para bebés e o famoso queijo das barracas do Senhor Santo Cristo, das sandes de queijo e presunto, as batatas fritas artesanais cortadas à mão e fritas em azeite, ou seja, a aposta foi em produtos que pudessem complementar qualquer prato de peixe. As ervas aromáticas, a flor de sal, a goiabada, o leite de coco, ou seja, de tudo um pouco”.
Não foi há muito tempo que a Cooperativa de Pescas Açoriana, OP CRL abriu uma peixaria em Lisboa onde vende peixe fresco a preços acessíveis, na zona de Loures, onde também se poderá encontrar alguns dos produtos característicos da Região, como doçaria, licores, vinhos, entre outros produtos tão característicos desta Região Açores.

Cod Bag: Demolhar bacalhau 
nunca foi tão fácil

Como curiosidade, surge o melhor bacalhau que vem da Noruega, com 9 meses de cura, mas não só, isto porque com o Cod Bag da Terra do Bacalhau, agora pode demolhar lombos de bacalhau sem ter de os retirar da embalagem. E já sabe, uma demolha no frigorífico durante 5 dias e uma muda diária de água faz toda a diferença.
Com o Cod Bag demolhar lombos de bacalhau nunca foi tão fácil. É só encher com água, colocar no frigorífico, trocar a água no dia seguinte, durante 5 dias e depois é só cozinhar. Selado, não liberta cheiro.
Surgem ainda alguns produtos da Madeira, como o milho pré-frito pronto a cozinhar, o bolo do caco, assim como uma selecção de congelados, muito variada, como os filetes, polvo do Algarve ou o bacalhau de excelência.
Recorde-se que a Peixaria dos Açores é uma marca desenvolvida pela Cooperativa de Pescas Açoriana que surgiu para reforçar o seu foco no produto local e a sua imagem, que quer seja competitiva. Tem sempre em foco a qualidade e bom serviço, fazendo delas a sua imagem de marca.

280 mil Euros de facturação em seis meses

Apesar de jovem, a Cooperativa tem crescido de forma sustentável, tendo fechado o ano com resultado positivo, em apenas seis meses de existência. “Temos vindo a crescer paulatinamente, a Cooperativa é ainda jovem e faz um ano apenas no dia 2 de Julho. Fechamos as contas do ano passado com 280 mil Euros de facturação, que para seis meses é muito bom”.
Posto isto, em termos de perspectivas, Octávio Amaral diz que são as melhores. “As perspectivas são boas, o feedback dos clientes tem sido muito positivo e têm surgido novos clientes ao nível da restauração. Do mesmo modo, a nossa base de dados, das entregas ao domicílio, continua, cada vez maior e a crescer todos os dias, as nossas redes sociais continuam cada vez mais com mais seguidores, o que quer dizer que estamos a fazer alguma coisa bem”.
Relembre-se, que a Peixaria dos Açores desenvolve uma Newsletter diária em que é enviado a todos os seus clientes (cerca de 3 mil e a crescer diariamente) com a sua tabela de preços com tamanhos e quantidades disponíveis, que também é disponibilizada na rede social Facebook.

Sacos de papel personalizados

Entretanto, e preocupada com as questões ecológicas, a consciente que o plástico está cobrindo e destruindo o nosso planeta, a Peixaria dos Açores passou a vender os seus produtos em sacos de papel personalizados, que tem a particularidade de dar algumas dicas, de como cozinhar o peixe, que como, se sabe, pode ser assado, grelhado, frito ou cozido. Não é difícil, é só seguir os passos, mas não se esqueça que o peixe, cozinhado demais perde todas as suas qualidades.
A Cooperativa de Pescas Açoriana faz ainda serviço de embalamento a empresas estrangeiras e nacionais que compram directamente à Lota.

Peixes secos a caminho

No interior da loja destaca-se um barco da Associação de Pescadores da Graciosa que serve agora de expositor de conservas. Originalmente aquele barco foi construído para expor os produtos salgados que eles trabalham, produtos que também a Peixaria dos Açores vai ter brevemente. “Os peixes secos serão assim outra das novidades que vão surgir em breve, um bocadinho na onda do bacalhau, nomeadamente o congro, a cavala, a veja ou o chicharro caneco. Ou seja, serão produtos que, tal como o bacalhau, antes de cozinhar necessitam de ser demolhados”.
O melhor Vinho Rosé do mundo, Quinta do Perdigão, está também na Peixaria dos Açores e como nota de rodapé, refira-se que loja gourmet no El Corte Inglês, em Lisboa, é famosa por ter coisas diferentes e produtos que mais ninguém tem, e muitos artigos que estão expostos na loja da Peixaria dos Açores também estão na loja gourmet do El Corte Inglês, o que quer dizer que é de qualidade reconhecida, como é o caso do sal da Loja do Sal, onde os seus cristais provêm de uma mina de sal de fonte salina, extensa e profunda, a única da Europa e chega de Rio Maior.
Convém ainda esclarecer, que a Cooperativa de Pescas Açoriana, OP CRL (CPA) é uma cooperativa de responsabilidade limitada, que tem por objecto principal desenvolver a actividade própria de uma Organização de Produtores de Pesca (OP), procurando conjugar os esforços individuais com vista à realização de objectivos comuns ao nível da produção de pesca e das actividades a montante e jusante, fomentando o sentido da responsabilidade colectiva.
Foi criada pela Federação das Pescas dos Açores e é constituída pelas Associações de Pescadores das nove ilhas.

Print

Categorias: Regional

Tags:

x
Revista Pub açorianissima